Não há uma receita pronta para abordar seu parceiro sobre a vontade de engravidar. Vai depender de cada relação. Há casais que demoram anos. Outros decidem em poucos meses. O primeiro passo, indiscutivelmente, é ter a sua própria certeza. Lembre-se: a mulher é quem vai gerar a criança, ela terá seu corpo transformado e, no primeiro ano de vida, exercerá um papel muito mais primordial do que o do homem.
A decisão de engravidar tem de ser tomada a dois. Se o seu companheiro não quiser, as chances de haver problemas antes, durante e depois da gestação são imensas. Ter um filho é uma responsabilidade para toda a vida, ao mesmo tempo em que traz para ela um novo e gigantesco significado. O amor dos pais pelos filhos é o maior do mundo.
Antes de se preocupar em escolher as palavras certas, é preciso tocar numa questão que até pode ser espinhosa, dependendo do caso: você está com um parceiro que alimenta os mesmos sonhos que os seus? Ainda antes da fecundação, diz a psicologia, quando um casal pensa em ter um filho, essa criança, de alguma forma, já ocupa um espaço. O contexto que precede a gravidez fará parte da história do bebê. Esta criança é querida pela mãe? É desejada pelo pai? E os avós? O que pensam sobre o nascimento? E o restante da família? Ao tomar a decisão de engravidar e, em seguida, ao iniciar as tentativas, você já estará começando a construir a história do seu filho.
A gravidez e a vida profissional
Você precisa discutir com seu parceiro sobre a questão da disponibilidade financeira e de tempo. Uma criança gera custos: enxoval, exames, parto, pré-natal. Também requer tempo e dedicação. É necessário refletir sobre quais são os planos de carreira de cada um dos pais e chegar à conclusão de que o filho cabe neste momento.
Honestidade ao iniciar as tentativas
Cada casal tem o tempo certo para iniciar o diálogo sobre ter um filho. Mas o momento crucial, para uma gestação saudável, deve ser antes das primeiras tentativas. Seu parceiro deve saber e concordar quando você decidir que terá as primeiras relações sexuais sem o uso de preservativos. O instante em que se para de tomar pílula precisa ser consensual. A decisão tem de ser a dois, ou seja: o outro precisa querer.
Gestação e as privações
Discutir com seu companheiro, antes de decidir ter um filho, poderá ser excelente para garantir uma gestação saudável sem cair na enganação dos contos de fadas. Tente descobrir, em primeiro lugar, o que você espera do seu parceiro como pai. Em seguida, pergunte a ele sobre coisas do cotidiano de quem tem uma criança: ele estará disposto em não fumar perto de você durante a gravidez, por exemplo? Ele ajudará você a levantar à noite e trocar uma fralda ou dar uma mamadeira? O que ele espera da educação da criança? Reflitam para chegar em acordos sobre estas questões. Quantos menos discussões e brigas, melhor!
A criança e o casamento
É notório que o surgimento de uma criança, embora magnífico, trará uma mudança na rotina do casal, principalmente quando se trata do primeiro filho. A relação a dois jamais será a mesma uma vez que tomará uma forma triangular, com a existência de um terceiro, completamente vulnerável e dependente, principalmente da mãe. É muito comum que haja desentendimentos entre a mulher e o homem nos primeiros meses do bebê. A tendência natural, a mais comum, é a mãe se voltar quase que completamente para a criança. Por este motivo a paciência e o carinho de seu companheiro serão essenciais, tanto com você como com o bebê.
Aproveite cada segundo
Ao decidir engravidar, aproveite cada momento da gestação. Acaricie sua barriga, fique no silêncio para tentar escutar o coraçãozinho, mas também coloque boa música para o feto, que já reagirá depois de alguns meses ao som e a outros estímulos. Desfrute dessa reação. Converse com seu filho enquanto ele ainda estiver na barriga. A voz da mãe acalma e ajuda a estabelecer vínculo de afeto ainda antes do nascimento. Faça muitas fotos enquanto estiver grávida, uma em cada mês, pelo menos. Mais tarde, poderá usá-las para contar a seu filho a história de seu nascimento. Se prepare para o parto e faça o possível para conseguir amamentar: além de elevar as chances de uma vida saudável, a amamentação trará uma experiência fantástica à mãe. Será um dos primeiros passos para uma relação de amor para toda uma vida. Além disso, dizem os médicos, ajuda a mulher a perder peso e aumentar a autoestima.
Para saber tudo sobre a gravidez e como engravidar, assista nosso vídeo curso gratuito.