O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Fertilização In Vitro

A Fertilização In Vitro é a mais moderna técnica para engravidar. Mas quais as chances de sucesso?

Grande parte das mulheres tem o sonho de ser mãe. Sentir o bebê crescendo dentro da barriga, imaginar como ele será e o quanto a vida pode ser ainda melhor com a presença de um filho. Realizar o desejo da maternidade, porém, pode não ser tão simples. Ainda assim, se esse é o seu caso, nada de desespero. Hoje existem muitas formas eficazes de engravidar com uma ajudinha da medicina.

A ciência não para de evoluir e oferece diversas alternativas para quem tem dificuldades em ficar grávida. Um dos métodos mais procurados e bem sucedidos é a Fertilização In Vitro (FIV), que consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório. Realizada desde a década de 70, essa é uma técnica que vem sendo aprimorada com o passar dos anos, aumentando o seu índice de sucesso. Alguns estudos apontam até que esse método pode garantir maior êxito do que a via natural.

Porque optar pela FIV?

Os casos de infertilidade podem ocorrer por diversos fatores. Se no começo a FIV era indicada para quem apresentava uma disfunção nas trompas, responsáveis pela condução dos óvulos e espermatozoides, hoje pode ser a saída para outros problemas.

Após o primeiro caso de sucesso, em 1978, na Inglaterra, a evolução da FIV foi bastante grande. Foram criados novos esquemas para a indução e acompanhamento da ovulação. Os laboratórios melhoraram sua estrutura, se sofisticaram e desenvolveram métodos de controles de qualidade mais rigorosos. Por isso se antes, nos anos 80, a chance de sucesso da FIV era de 5% hoje subiu para até 70%.

No entanto, após escolher esse método para engravidar é preciso ter em mente que existe a possibilidade de várias tentativas serem necessárias. Alguns médicos defendem, inclusive, que quanto maior o número de ciclos, maior a chance. Por isso siga em frente com o seu propósito. Com o tempo as chances de sucesso diminuem progressivamente até a menopausa. A partir daí não é mais possível engravidar.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Ao iniciar a FIV a mulher deve estar disposta a passar por alguns procedimentos, entre eles o estímulo da produção de óvulos por meio de medicamentos. Muitos exames podem ser pedidos, mas tudo isso vai ajudar o médico a determinar o momento ideal de realizar a fecundação e posteriormente a inserção do óvulo no útero.

Nesse processo todo além do preparo físico é bom buscar o equilíbrio. Estar tranquila e confiante, pois o desgaste emocional existe e, segundo pesquisas, o estresse pode diminuir as chances de sucesso.

A importância de estar bem

Você está determinada. Começou todo o processo de FIV e sabe que tem por perto uma equipe médica de qualidade. Por isso agora é hora de dar a sua contribuição não deixando que nada a perturbe.

Após a fertilização, mantenha a calma, já que você só terá a certeza da gravidez em alguns dias. Também é bom contar para o mínimo possível de pessoas do seu convívio que está tentando a técnica.

Afinal, não é bom aumentar o clima de ansiedade.

Segundo o relato de algumas mulheres que passaram pela FIV a ansiedade é um dos maiores inimigos. Isso porque o procedimento muitas vezes é o último recurso para se realizar o sonho de ser mãe e leva um tempo. Uma boa dose de paciência é imprescindível.

Não coloque todas as expectativas em cima de si mesma. Saiba que esse é um dos métodos com os melhores resultados nos casos de infertilidade e, com certeza, você fez a escolha certa.

Gravidez saudável

Uma gravidez em consequência da FIV provavelmente será semelhante àquela ocorrida pela via normal. Por isso os cuidados são os mesmos. Procure uma nutricionista que possa te orientar a manter um cardápio saudável, que a ajude a alcançar o peso correto garantindo assim a sua saúde e a do bebê.

Se você pratica atividade física consulte o seu médico para saber qual o impacto na gravidez. Nesse período também é bom cuidar da mente. Estar relaxada, evitar atritos e ter bons pensamentos. Se a mãe fica nervosa o bebê sente. Por isso é importante estar em contato com o que lhe dá prazer ao lado de familiares e amigos.

Qualquer gravidez, seja ela natural ou assistida – termo utilizado em casos de infertilidade – , exige atenção. Mas nada de neura. Afinal, gravidez não é doença e sim sinal de muita saúde e felicidade.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais