Uma gestação pode ser confirmada tanto por meio de análises na urina, conhecidas como “testes de farmácia”, como também por avaliações sobre o sangue, estas feitas em laboratório. As duas estratégias são eficientes e detectarão a presença do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), produzido por mulheres exclusivamente durante a gestação, salvo raras exceções.
Entre os testes de farmácia, há variações de sensibilidade, com alguns deles, dependendo da marca, sendo capazes de identificar a sua gravidez até 12 dias após a ovulação, ainda antes do atraso menstrual. O mais seguro, entretanto, é esperar pelo menos até o primeiro dia de atraso na menstruação para fazer seu teste, o que chegaria, em média, a um tempo ideal de 14 dias após a ovulação.
O exame de sangue é mais preciso do que o de farmácia porque ele identifica a presença do hCG independentemente de sua concentração no corpo e também pode confirmar a gravidez 12 dias depois da ovulação. Geralmente, quando o teste de gravidez de farmácia aponta resultado positivo, é pouco provável que tenha havido falha. Já o contrário, quando o teste de farmácia informa resultado negativo, existe ainda a possibilidade de você estar grávida, mas ainda com pouca quantidade do hormônio em seu corpo para ser detectada. A presença do hCG aumentará conforme a gravidez seguir adiante.
Como a contagem do tempo ideal está sempre relacionada à ovulação, é bom conhecer algumas técnicas para descobrir o período em que você estará ovulando.
Como saber meu período de ovulação?
Para quem tem a menstruação bem regulada, ou seja, em intervalos iguais entre um ciclo e o próximo, é possível estimar o dia da menstruação seguinte e contar 12 dias para trás. Desta data até os quatro dias anteriores a ela é provável que haja a ovulação. Por exemplo: se for menstruar no dia 28 de um mês, sua ovulação acontecerá, provavelmente, entre os dias 12 e 16. Existem ainda testes hormonais vendidos em farmácias, parecidos com os de gravidez, e o método de ultrassonografias transvaginais feitas durante um ciclo e acompanhadas por médicos, que conseguem detectar com precisão o período de ovulação, entre outras técnicas. É bom lembrar ainda que é quase impossível identificar o dia exato em que você ovulará e, por este motivo, a recomendação é tentar encontrar o período.
Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez por meio de testes de farmácia?
Atualmente, superam os 97% os índices de eficácia dos testes de farmácia. Como já explicado anteriormente, há grande variação de sensibilidade de acordo com a marca. No entanto, o mais seguro é aguardar até pelo menos o primeiro dia de atraso menstrual, ou seja, 14 dias após a ovulação. Entretanto, neste período, pode ser que ainda não haja quantidade suficiente do hCG no organismo, de modo que pode acontecer o chamado resultado “falso negativo”. É compreensível a ansiedade de quem está tentando engravidar e, se você não aguentar a espera pode fazer um teste e repeti-lo alguns dias depois, se a menstruação não aparecer. A segurança para fazer o exame de farmácia será ainda maior cinco dias depois do atraso menstrual. Lembre-se: o ideal é fazer o teste com a primeira urina da manhã porque ela estará menos diluída uma vez que você ainda não terá ingerido líquidos em grandes quantidades, o que permitirá uma maior concentração do hCG. Seguindo a mesma linha de raciocínio, evite beber água antes de fazer o teste.
Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez por meio de exames de sangue?
Existem laboratórios que prometem resultados entre seis e oito dias após a concepção, mas a realização de exames prematuros poderá resultar em testes equivocados. Portanto, mesmo para os testes de sangue, o ideal é esperar entre 12 e 15 dias após a ovulação para fazê-los. Assim como no caso dos de farmácia, para mulheres ansiosas, nada impede que seja feito um primeiro teste de sangue e, em caso de negatividade e persistência do atraso menstrual, é possível repetir o teste de sangue alguns dias depois. Os exames de sangue são mais eficazes e precisos do que os testes de farmácia porque não estão vulneráveis à concentração do hCG. Além disso, o hormônio da gravidez está mais presente no sangue do que na urina. Os testes de sangue podem ser qualitativos ou quantitativos, quando além da presença do hormônio em si, é identificada a subunidade ‘Beta’ no hCG, dai o teste ser conhecido como Beta hCG. O exame de sangue quantitativo, além de dizer se você está ou não grávida, fornecerá o tempo de sua gestação.
Em caso de resultado positivo para a gravidez, deve-se procurar um médico para garantir tanto a sua saúde como a de seu bebê.
eu já vou fazer dois anos e não consigo engravidar sera que é pro causa da minha idade pois eu tenho 46 anos o que devo fazer mim ajude eu quero ter um filho.
com quanto dias para saber se estou gravida
eu tenho 15 dias que transei com meu namorado hj tem possibilidade de engravidar