O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Escolha de um especialista em reprodução humana de forma criteriosa.

A escolha de um especialista em reprodução humana precisa ser realizada de forma criteriosa.

Formar uma família é o sonho da maioria dos casais. Mas em algumas situações a decisão de ter filhos precisa superar uma série de desafios e obstáculos. Os casos de infertilidade são frequentes, hoje cerca de 15% dos casais que tentam ter filhos encontram alguma dificuldade. Em muitos casos a medicina já oferece recursos e tratamentos que possibilitam a concretização desse sonho. Mas antes de começar a procurar um profissional, é importante estar atento a alguns sinais.

O período em que o casal está tentando engravidar sem sucesso é um dos primeiros sinais a serem analisados. Para mulheres com idade abaixo de 35 anos, com tentativa de gravidez sem sucesso durante um período de 12 meses, e acima de 35 anos com tentativa durante 6 meses, já é aconselhada a procura de um especialista. A idade da mulher também é um fator muito importante, a estimativa é que cerca de 40% das mulheres acima de 40 anos de idade tenham dificuldades de engravidar.

O que evitar durante a tentativa de gravidez

Obesidade, tabagismo, presença de doenças infecciosas, quadros de endometriose e varicocele, menstruação irregular e diabetes, também são fatores a serem observados durante a tentativa de gravidez. Quando há dificuldade de fertilização e o casal apresenta os sinais acima, deve-se procurar um médico.
É importante salientar que não se deve tomar medicamentos como indutores de ovulação por conta própria, ou por indicação de pessoas que já tomaram, pois cada organismo reage de uma maneira e possui necessidades diferentes. É necessário que o casal faça uma avaliação com um especialista da área de fertilidade. O médico irá realizar um diagnóstico com base inclusive no histórico médico e familiar do casal além de diversos exames, a partir dai indicará o tratamento mais adequado.

Como escolher um especialista

A escolha de um especialista em reprodução humana precisa ser realizada de forma criteriosa, por isso levantamos alguns pontos que devem ser analisados antes da tomada de decisão:

  • Referências:

Busque a opinião de outros casais atendidos pelo profissional. Procure saber como foi o tratamento realizado, a atenção desprendida, os resultados alcançados. Peça ao médico para lhe indica ao menos 3 casais que passaram por casos semelhantes para que você possa conversar e ter maior segurança no momento da escolha.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

  • Clínicas Especializadas:

Procure clínicas especializadas em reprodução humana, que possuam registro no Ministério da Saúde. Verifique o histórico da clínica para se certificar que ela seja uma instituição idônea e profissional.

  • Resultados:

Investigue os resultados que esse profissional alcançou ao longo de sua trajetória. Qual o percentual de sucesso dos tratamentos realizados.

  • Tratamentos:

Quais são as especialidades do profissional de reprodução humana? Em qual tipo de tratamento ele possui maior expertise? Está em equilíbrio com o que vocês procuram? É importante levantar esses questionamentos para que o profissional escolhido seja o mais adequado ao caso de cada casal.

  • Diversidade:

Procure opiniões diferentes. Cada profissional possui um método de trabalho diferente, abordagens, experiências e opiniões. Escolha aquele que mais se adequar ao perfil do casal, onde vocês sintam segurança e tranquilidade para realizar o tratamento, que muitas vezes poderá ser longo e cheio de obstáculos. É importante ter um profissional atencioso e que compreenda as necessidades específicas do casal.

O sucesso do tratamento

Especialista em reprodução humana.

O tratamento para reprodução humana depende não só do médico.

O sucesso do tratamento possui grande influência do profissional especialista em reprodução humana, mas não só dele. É importante que depois da escolha e do início do tratamento, o casal siga corretamente as orientações passadas pelo profissional, seja claro e apresente todas as informações necessárias para que o médico tenha total conhecimento do quadro dos futuros pais. Além disso, o casal que possui dificuldades para engravidar e está em busca de um tratamento, precisa afastar tudo aquilo que possa influenciar o resultado do tratamento, como os hábitos não saudáveis, o uso de cigarros e bebidas alcóolicas, entre outros fatores.

Esse é um momento muito delicado. A decisão de iniciar um tratamento de reprodução humana envolve fatores emocionais, físicos, familiares e até financeiros. O casal deve estar cercado por seus familiares e amigos para que essa jornada se torne mais tranquila e vitoriosa. Esperamos que nossas dicas colaborem de forma positiva para que a escolha do profissional que irá realizar o tratamento seja facilitada e traga bons resultados. Para aqueles que já realizaram o estão em tratamento, abrimos este espaço para comentários e sugestões para os que estão iniciando agora esta caminhada.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais